quinta-feira, 3 de maio de 2018

Câmara apoia #FicaEspanhol


O Poder Legislativo de Uruguaiana manifesta-se favorável a obrigatoriedade do ensino da língua espanhola nas escolas públicas de ensino fundamental e médio do Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira, dia 24 de abril de 2018, os vereadores aprovaram por unanimidade o envio de Moção de Apoio ao Projeto de Emenda Constitucional 270/2018 à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a todas as bancadas e lideranças da Assembleia Legislativa do Estado.
   De autoria da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Irani Fernandes (PP), o documento demonstra a contrariedade da Casa Legislativa em relação às ações impostas, via Medida Provisória nº 746 de 2016, para a reformulação do Currículo Escolar do Ensino Brasileiro a qual estabelece a não obrigatoriedade da Língua Espanhola.
     “Os efeitos da MP comprometerão diretamente o progresso de integração do nosso Estado com países que nos rodeiam e com os quais, juntos, temos uma longa história de integração, num processo ainda em construção. Temos acordos internacionais, políticas governamentais de fomento ao intercâmbio e estamos sempre lutando pela integração. Não manter a língua espanhola nas nossas escolas é retrocesso à educação”, considera Irani.
     São idiomas oficiais do Mercosul Espanhol, Português e Guarani. No mundo, o espanhol é língua oficial em 21 países e, em termos demográficos, é a segunda língua mais falada no mundo (5,85% da população mundial), ficando apenas atrás do Mandarim (14,1% da população mundial), sendo assim, o espanhol é a segunda língua mais utilizada na comunicação internacional.
     A faixa de fronteira do país tem 11 estados da Federação, que corresponde a 15.719 km da fronteira terrestre, ocupa 27% do território brasileiro, abriga aproximadamente 10 milhões de habitantes, com 9 mil escolas e 3.012.742 alunos, possuindo 588 cidades nessa faixa, sendo 435 nas fronteiras e destas, 28 são cidades-gêmeas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Su comentario será publicado tan pronto lo veamos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.